5 coisas importantes que você deve saber sobre o ovo

Tempo de leitura: 6 minutos

Há séculos que se ouve dizer sobre como o ovo é um alimento perigoso, mas essa imagem vem sendo mudada nos últimos tempos.

Os ovos estão entre os alimentos mais nutritivos do planeta. Você já parou pra pensar que um único ovo contém todos os nutrientes necessários para transformar uma única célula em um pintinho!? Ou seja, um ovo contém todos os nutrientes necessários para gerar uma vida.

A razão pela qual os ovos foram demonizados no passado não muito distante é o fato deles conterem grande quantidade de colesterol, localizado principalmente nas gemas.

Porém, pesquisas recentes mostram que o colesterol na dieta não aumenta o mau colesterol no sangue. Além disso, em uma enorme meta-análise de 17 estudos, eles não encontraram nenhuma associação entre o consumo de ovos e doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.

O colesterol é essencial para o funcionamento do organismo, tanto que o fígado tem a missão de produzi-lo, para garantir que o mesmo não falte no corpo. Nesse caso, a lógica é inversa do que prega o senso comum, pois quanto mais colesterol você come, menos colesterol seu fígado produz. Interessante, não?

Pois essa é apenas uma das informações que serão passadas neste artigo. Confira abaixo outras 5 coisas importantes que você deve saber sobre o ovo.

1. O ovo está entre os alimentos mais nutritivos do planeta

ovo

Um ovo contém cerca de 77 calorias, com 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e vestígios de carboidratos.

Dentre os inúmeros nutrientes presentes nesse alimento estão: Vitamina B2, Vitamina B12, Vitamina A, Vitamina B5, Selénio, além de pequenas quantidades de quase todas as vitaminas e minerais necessárias ao corpo humano.

É importante frisar que quase todos os nutrientes estão contidos na gema, a clara contem apenas proteínas.

2. O consumo de ovos é capaz de melhorar seu perfil de colesterol

ovos

Um ovo grande contém cerca de 212 mg de colesterol, o que é muito comparado com a maioria dos outros alimentos. No entanto, só porque um alimento possui colesterol não quer dizer que ele irá elevar o mau colesterol no sangue.

O fígado produz grandes quantidades de colesterol. Quando ingerimos alimentos ricos em colesterol, como os ovos, o fígado produz menos em seu lugar.

Muitos estudos mostram que na verdade os ovos tendem a elevar o HDL, o “bom” colesterol, e aumentar o tamanho das partículas de LDL( o “mau” colesterol), o que pode contribuir para reduzir o risco de doenças cardíacas.

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as novas publicações do site!

3. Os ovos são fonte de colina, um nutriente importante para o cérebro

ovos

A colina é um nutriente menos conhecido porque é frequentemente agrupada as vitaminas do complexo B. Uma baixa ingestão desse nutriente tem sido associada a doenças no fígado, doenças cardiovasculares e perturbações neurológicas.

Além disso, a colina é de extrema importância para as mulheres grávidas, já que sua baixa ingestão pode aumentar o risco de defeitos do tubo neural e levar à diminuição da função cognitiva do feto.

Uma pesquisa dietética nos EUA, entre os anos de 2003 e 2004, mostrou que mais de 90% das pessoas pesquisadas comeram menos do que a quantidade diária recomendada de colina.

As melhores fontes de colina na dieta são a gema de ovo e o fígado bovino. Um ovo contem cerca de 113 mg de colina.

4. Os ovos são fonte de proteína de alta qualidade

musculo

A proteína existente no ovo é considerada de alto valor biológico, isso quer dizer que ela possui todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender as necessidades orgânicas do corpo humano.

Há cerca de 21 aminoácidos que o organismo utiliza tanto para fins estruturais como funcionais, desses o corpo não consegue produzir 9, os quais são denominados essenciais e devem ser obtidos a partir da alimentação.

Os alimentos de alta qualidade proteica são essencialmente de origem animal e o ovo está entre as melhores fontes de proteína.

5. Consumo de ovos no café da manhã pode ajudar a perder gordura corporal

perder-gordura

Como já dito antes, os ovos estão carregados de proteínas e gorduras. Esses dois tipos de macronutrientes são absorvidos mais lentamente pelo corpo do que os carboidratos simples, por exemplo. Dessa forma, o ovo é um alimento que possui uma alta capacidade de saciedade.

Por essa razão não é difícil encontrar estudos que mostram que comer ovos no café da manhã auxilia na perda de gordura corporal.

Um estudo nos EUA mostrou que a simples troca de pães (o estudo se refere a um pão chamado “bagels”) por ovos no café da manhã (ingerindo uma quantidade igual de calorias) é capaz de resultar em melhorias significativas na perda de peso.

O grupo que trocou os pães por ovos obteve os seguintes resultados em relação ao outro grupo:

  • perda de 65% a mais de peso corporal;
  • perda de 16% a mais de gordura corporal;
  • redução 61% maior no IMC;
  • redução 34% maior da circunferência abdominal (um dos fatores que levam a pessoa a ser inserida em grupos de risco de diversas doenças).

Conclusão 

Agora que você já sabe os inúmeros benefícios que a ingestão de ovos pode lhe proporcionar é importante ter em mente que nem todos os ovos são iguais, já que as galinhas são criadas de maneiras diferentes.

Enquanto algumas tem alimentação e crescimento natural, outras são engaioladas e alimentadas com ração à base de cereais (por vezes transgênicos), o que altera a composição dos nutrientes dos ovos.

Contudo, os ovos de supermercados convencionais ainda são uma boa escolha se você não pode pagar ou  ter acesso a opções melhores.

Mexidos, fritos, com gema mole, em panquecas doces e salgadas… o ovo pode ser utilizado nas mais diversas receitas. Agora cabe a você decidir quando e como vai preparar esse excelente alimento, já que além de todas as qualidades listadas acima esse é um dos alimentos mais versáteis que conheço.

Espero que tenha gostado do artigo e aprendido algo novo.

Um beijo e até a próxima!

Gostou do artigo, tem dúvidas ou dicas para passar? Deixe um comentário abaixo e responderemos assim que possível.

Fique informado! Cadastre seu email no Você Mais Fitness e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para ter uma vida mais saudável (grátis)!

Referências:

Comments

comments

  • Lucas Santos

    Excelente, parabéns!!!

  • Obrigada Lucas!

  • Patricia Machado

    e eu achando que ovo fazia mal…

    Muito esclarecedor. To adorando o site!

    Vou seguir (e no instagram tb!)
    Bjo.

  • Pois é o ovo fez papel de vilão por muito tempo, porém já está provado que na verdade ele é o mocinho da história.
    Obrigada por acompanhar o site e nossas atualização.
    Conte sempre comigo para tirar dúvidas.
    beijão

  • Mari Soares

    Estou amando seu site! Preciso perder peso para o meu casamento que será em novembro desse ano.[preciso correr!!!] Quero ler tudo aki! ☺ obg pelas postagens!

  • Oi, Mari!!

    Fico muito feliz que esteja gostando =]
    Eu que agradeço seu interesse e audiência.
    Já conhece o canal do Youtube? Lá também tem muito material.
    Beijo e sucesso na Low Carb!

  • Mari Soares

    Malu, uma dúvida: qual a quantidade máxima de ovo que posso comer por dia?? Pq quando saio da academia, meu pós treino é, sempre, 2 ovos cozidos. Quero saber se posso continuar fazendo isso. Obga! Sucesso!

  • Oi, Mari!!

    Mil desculpas pela demora, a quantidade de comentários no YouTube, facebook, instagram estão me deixando louca… rsrsrs. Tá difícil dar conta.
    Sobre os ovos, essa dúvida é comum e eu mesma já perguntei para o meu nutri bem no começo da Low Carb e ele respondeu o seguinte: quantos vc quiser até ficar saciado.
    Então pode comer seus ovos de pós treino tranquila.
    Beijos!

  • Pingback: ()