3 dicas infalíveis para regularizar o intestino!

Tempo de leitura: 6 minutos

Já te falaram que o intestino é nosso segundo cérebro!?

Pois é! Ele é super importante para a saúde de todo o nosso corpo, por isso seu funcionamento vai influenciar em tudo. O intestino é a porta de entrada para a maior parte dos nutrientes presente nos alimentos, é ali que eles são absorvidos e encaminhados.

O mal funcionamento do intestino pode interferir em toda a saúde do corpo, influenciando não só no bem-estar do nosso organismo, mas também na vitalidade e comportamento da mente!

Você já ouviu a expressão “enfezado”!? Eu sempre a ouvi mas nunca tinha realmente entendido até me resolver com meu próprio intestino. A verdade é que quando seu intestino não funciona regularmente, tudo fica fora do lugar no seu organismo: as células não recebem o que é necessário para um bom funcionamento, o que é desnecessário ao organismo não consegue ser excretado por ele, e por aí vai. Tudo fica desorganizado, isso incluí sua mente e, consequentemente, seu humor. Daí vem a expressão.

Por experiência própria posso dizer que esse é um assunto sério. E por vezes acabamos por ignorá-lo ou não conseguimos dar a dimensão e atenção que ele precisa. O fato é que a vitalidade do intestino vai influenciar em absolutamente toda a nossa saúde.

Como ex-portadora de um intestino preso (travado mesmo) acho que resolver essa questão pode mudar a vida de qualquer pessoa, como mudou a minha.

Apesar de não ser uma profissional de saúde, estudo muito sobre todos os assuntos relacionados a ela e vivo testando muito do que aprendo em mim mesma. Isso porque, apesar de estar em busca de um corpo bonito (e a questão do intestino também pode te ajudar nisso), priorizo uma vida e corpo saudáveis acima de tudo.

Dito isso, vamos ao que interessa! Três dicas que me ajudaram (e muito!) a resolver a questão do intestino preso e mantê-lo em pleno funcionamento.

DICA 1: BEBA ÁGUA!

agua-intestino

Essa dica é batida e você vai ler em todos os lugares que falam de saúde, intestino e até mesmo emagrecimento. Mas acredite, ela é a principal e precisa ser dita, lembrada e feita!!!

Você provavelmente não bebe a quantidade de água que seu corpo precisa. Além disso, é muito fácil ignorar e confundir a sede com outras coisas. Fique atento!

  • Se sua boca está levemente seca, beba água!!! Isso é sede.
  • Se você estiver com uma sensação de que precisa mastigar alguma coisa, beba água. Isso pode ser indício de sede.
  • Se você estiver em dúvida se está realmente com fome, beba água, pode ser sede. (é muito fácil confundir sede com fome, já que estamos acostumados a beber pouca água e a comer o tempo inteiro, tente inverter isso)

Mas quanto devo beber!? Não sei, a quantidade é individual e você precisa descobrir a sua. Uma coisa importante é não deixar de beber água por ter preguiça de ir no banheiro, principalmente mulheres, por favor!!

DICA 2: COMA VEGETAIS

vegetais-intestino

Todos contam: verduras, legumes, frutas e raízes.

Uma boa alimentação deve conter vegetais em todas as refeições. Isso mesmo, inclusive nos lanchinhos. Essa é uma tarefa bem difícil de conseguir fazer, porém não é impossível. Caso não consiga, tente compensar nas outras refeições, consumindo uma quantidade maior de vegetais nelas.

É a partir dos vegetais que você deve consumir sua quantidade diária de fibras. Pare de creditar esse papel aos grãos e aos cereais. Eles em geral são calorias vazias e, além de não agregar em nada a saúde, possuem menos fibras do que os vegetais, sabia?

Para aqueles que seguem uma dieta Low Carb, como eu, é especialmente importante ingerir vegetais, já que essa vai ser a única fonte de fibras da dieta.

Obs: Uma dieta Low Carb saudável é aquela que inclui muitos vegetais. São eles os responsáveis por fornecer sua quantidade mínima de carboidratos e fibras necessárias para um bom funcionamento do intestino. Fibras são carboidratos que não alteram em muito a quantidade de açúcar no sangue, ou seja, não mobilizam a insulina, o que causaria um acumulo de gordura.

Se você quiser entender mais sobre a dieta Low Carb, clique aqui.

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as novas publicações do site!

DICA 3: INCLUA CAFÉ NA SUA ROTINA

café-intestino

Dentre todas as maravilhosas propriedades do café, essa é a que mais me comove. O café possui propriedades laxativas. Principalmente se for puro (pelo menos pra mim)!

Sua fama de estimulando natural é tão forte que acaba por acobertar suas outras propriedades. Além de possuir propriedades antioxidantes, inibidoras de apetite, diuréticas, relaxantes muscular e outras tantas, o café ainda possui propriedades laxativas. Grata surpresa!

Comecei a sentir algo nesse sentido (isso quer dizer que eu corria pro banheiro antes mesmo de terminar de tomar minha caneca de café matinal), fui pesquisar e bingo! Lá estava a razão.

Vale lembrar que, pra mim, isso só ocorreu quando comecei a consumir café PURO e diariamente. Ou seja, a pouco tempo, quando me libertei não só do açúcar, como também do adoçante.

Isso pode ter a ver com o fato de o açúcar, ao contrário do que muitos pesam, ser um dos causadores da constipação intestinal. Assim como o trigo, derivados de leite e alimentos processados em geral (até porque esses últimos possuem um ou todos os causadores citados).

Incluir o café na sua rotina pode ajudar no funcionamento do intestino, porém isso só acontecerá se associado aos outros hábitos mencionados anteriormente. E lembre-se, todo tipo de exagero é prejudicial, por isso consuma com moderação.

DICA EXTRA: PARA AJUDAR NA HORA “H”!

Nunca li nada parecido na internet sobre isso e pouquíssima gente se dispõe a falar dessa assunto, por se tratar de um tabu, mas aqui você vai ler.

A dica veio da minha nutricionista (Nada Muller).

evacuar-intestinoSimples. Já no banheiro, no momento da evacuação das fezes apoie os pés de forma a deixá-los um pouco mais altos. Você pode utilizar um banquinho, a lixeirinha do banheiro ou até mesmo o cesto de roupa suja, use a imaginação. A ideia é que sua posição seja similar a que ficamos quando estamos de cócoras.

Vou explicar porque! Por uma questão de anatomia, o final do nosso intestino (o reto), fica dobrado. Ao levantar os pés, essa dobra deixa de existir, tornando a passagem das fezes mais fácil. Sabe aquela forcinha final que as vezes precisamos fazer!? Então….

RELEMBRANDO:

  • Beba muita água
  • Coma muitos vegetais
  • Tome café regularmente
  • Levante os pés na hora “H”

Vale lembrar que nenhuma dessas dicas sozinhas são capazes de resolver o problema de intestino preso. Lembre-se de utilizar todo o combo para obter sucesso.

Espero que tenham gostado. Apliquem as dicas e me contem seu deu certo! Qualquer dúvida estou a disposição.

Beijos e até a próxima!

Gostou do artigo, tem dúvidas ou dicas para passar? Deixe um comentário abaixo e responderemos assim que possível.

Fique informado! Cadastre seu email no Você Mais Fitness e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para ter uma vida mais saudável (grátis)!

Comments

comments