Como deixar alimentos saudáveis gostosos!

saudáveis-vs-fast-foodA maioria das pessoas quando pensa em dieta já associa a palavra a uma alimentação sem graça e até mesmo ruim. Isso porque fazer dieta geralmente significa comer muitos vegetais (legumes, verduras e frutas), os quais comparados a um fast-food ou coisa do tipo tornam-se muito sem graça.

Além dessa comparação maluca, sempre lembramos do sabor dos legumes e verduras preparados de uma forma tradicional, e não é todo mundo que topa comer aquele famoso quiabo babado, por exemplo. Acontece que nem sempre essas maneiras de preparar os alimentos favorecem o sabor e propriedades dos mesmos.

Resultado!? A maior parte dos alimentos saudáveis acabam por levar a fama de ser ruim, mesmo não sendo. Muita gente se recusa até a experimentar determinadas comidas, seja lá como forem preparadas. No entanto, a forma de preparo pode mudar completamente o gosto. E em se tratando de vegetais, eu diria que pode mudar o sabor da “água para o vinho”.

saudaveisMeu marido tem um péssimo histórico alimentar e por isso sempre foi conhecido na família como aquela pessoa que só comia frituras e coisas do tipo. Ou seja, a situação era realmente crítica. Se falarmos de alimentos saudáveis, pasme, muitos deles ele nunca tinha experimentado, visto ou se quer ouvido falar… mas uma certeza ele tinha: não gostava (era esse ponto que me deixava inconformada)!

Estou falando de uma pessoa que não sabia diferenciar um abacate de um mamão verde. De uma pessoa que não tinha ideia de como era um maracujá por dentro (e quando descobriu ficou chocado, e eu ri durante meia hora da cara dele). Ele não tinha ideia de qual era o gosto de berinjela ou abobrinha, aliás, ele quase sempre as confundia, enfim…

A briga foi grande, mas depois de muita luta ultrapassei a resistência psicológica e ele começou a experimentar o que eu oferecia. Pouco tempo depois já se dizia amante de muitos legumes e vegetais que tinha acabado de conhecer! Fazê-lo mudar de ideia sobre alimentos saudáveis foi uma vitória enorme que pouca gente achou que fosse possível (a família dele fica surpresa até hoje!).

dietas-saudáveisPensando nisso, achei que seria legal mostrar aqui como é possível deixar alimentos saudáveis tão ou mais gostosos que alimentos que fazem mal à saúde. Sim… isso não só é possível como deve ser feito! Por quê??? Porque só assim você vai conseguir se livrar da necessidade de comer produtos industrializados ou se entupir de alimentos processados.

Comida de verdade não precisa e definitivamente não deve ser sinônimo de comida insossa, sem tempero ou sem sabor. Pelo contrário. Para se alimentar bem é preciso entender que a natureza por si só é capaz de nos fornecer uma ampla gama de sabores. Para isso é preciso ousar nas preparações e usar e abusar das especiarias e gorduras naturais.

Além do mais, variar a preparação dos alimentos faz com que você não se canse deles, os ame e queira comer loucamente!

A ideia é postar diferentes formas de cozinhar verduras, legumes, frutas e tudo que há de mais saudável e gostoso. Prepare-se para se surpreender!!!

Por isso estou lançando a série: “dê cara nova ao alimento!” e a cada novo post um novo alimento saudável aparecerá como protagonista. O primeiro protagonista da série será o quiabo. Nesse post você vai aprender uma forma deliciosa e viciante de comer quiabo (com zero baba). Juro que depois que experimentar o quiabo preparado dessa forma você vai amar e vai querer comê-lo todos os dias.

Não deixe de acompanhar a série.

Beijos e até a próxima!

Gostou do artigo, tem dúvidas ou dicas para passar? Deixe um comentário abaixo e responderemos assim que possível.

Fique informado! Cadastre seu email no Você Mais Fitness e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para ter uma vida mais saudável (grátis)!