16 alimentos proibidos para quem quer emagrecer

comida-voceMuita gente me pergunta o que eu deixei de comer quando resolvi mudar meu estilo de vida. Olha, vou falar que deixei de comer muitas coisas, porém a diferença só veio quando parei de comer “os alimentos proibidos”.

Como todo mundo, cometi muitos erros. No início excluí coisas que deveriam fazer parte do meu dia-a-dia e inclui muitas coisas que só atrapalharam meu processo de emagrecimento.

Claro que se eu pudesse escolher, escolheria ter percorrido um caminho menor e com menos erros, mas todos eles me ensinaram muito. Hoje mais do que tudo na vida, aprendi a levar a sério aquele famoso ditado:

Você é o que você come”.

Não estou aqui falando só de um corpo bonito, mas também de saúde e bem-estar, até porque um corpo enxuto é muitas vezes consequência desses outros dois.

Vamos ao que interessa! Se eu tivesse que listar comidas proibidas, eu as dividiria em dois grupos

  1. Aquelas que mais parecem veneno e não comida: os “alimentos” proibidos em qualquer circunstância!
  2. E as que eu excluí da minha rotina, mas que podem aparecer esporadicamente na minha vida (porque não sou tola de achar que nunca mais vou comer).

1. “Alimentos” Proibidos

  • Refrigerante
  • Salsicha
  • Produtos light ou diet
  • Industrializados congelados (pizza, lasanha, nugget etc)
  • Sucos de pózinho
  • Miojo
  • Temperos prontos

alimentos-proibidosEu explico! O primeiro motivo é o fato de todas essas opções se tratarem de comidas altamente processadas, ou seja, passam longe de ser comida de verdade (acho que todo mundo aqui já sabe que eu sou entusiasta de uma alimentação natural). Por se tratarem de produtos industrializados, todos eles são carregados de corantes, conservantes e os mais diversos produtos químicos que são utilizados para dar sabor, aroma, textura e o pior, fazer com que durem por anos. Não existe chance nenhuma disso fazer algum bem à saúde.

Os produtos light são um caso a parte. Acredito que em um plano alimentar bem estruturado e calculado eles possam ocupar um espaço relevante, porém, na maior parte do tempo, esses produtos são utilizados por pessoas iludidas com a ideia de que apenas a troca do tradicional para a versão light será suficiente para perder peso, ledo engano.

Muitas vezes, como expliquei no post industrializados e suas mentiras, as diferenças entra as duas versões são mínimas e incapazes de oferecer algum benefício. Além disso, esses produtos causam a falsa impressão de que podem ser consumidos sem nenhum tipo de moderação ou controle.

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as novas publicações do site!

2. Alimentos que excluí da minha rotina para emagrecer

Preciso dizer aqui que o tipo de alimentação que mais deu certo comigo como estratégia para o emagrecimento foi a alimentação Low Carb. Por isso, além de cortar boa parte dos industrializados da minha alimentação, também diminuí drasticamente a ingestão de carboidratos. Consequentemente isso se reflete nos meus “alimentos proibidos” na fase de emagrecimento.

alimentos-proibidos-2

Os alimentos acima não são necessariamente ruins para saúde, porém foi apenas com a retirada deles que realmente consegui emagrecer. Vale lembrar que todos os alimentos podem ter espaço em uma alimentação quando a mesma for bem planejada. Obviamente, que se seu nutricionista incluiu algum dos listados na sua dieta, relaxe, ele provavelmente sabe o que está fazendo (provavelmente…).

Agora vou listar alimentos proibidos no processo de emagrecimento mas que, no meu caso apareceram na minha alimentação vez ou outra (leia-se a cada duas semanas ou mais, porque o equilíbrio também faz parte do processo):

  • Chocolate ao leite
  • Sorvete (eu amo loucamente!)
  • Pão
  • Biscoito de polvilho
  • Farofa

Tudo com moderação e em ocasiões especiais. Claro que não é só isso, porém fiz questão de escrever para você entender que é praticamente impossível ficar sem comer alguma coisa pro resto da vida. É comum ver pessoas que estão a pouco tempo em dieta ou em uma reeducação alimentar dizer que NUNCA MAIS irão comer uma determinada coisa.

Se tem uma coisa que aprendi é que isso é a maior utopia do mundo. Não só porque vivemos rodeados de comidas e propagandas feitas especialmente para sequestrar nossos pensamentos e juízo, como também porque somos seres humanos dotados de emoção e voláteis por natureza.

Além disso, não podemos esquecer que já fomos apresentados a todos esses alimentos, assim como nosso paladar foi doutrinado, desde sempre, a gostar de muitas coisas que fazem mal a nossa saúde ou a nossa silhueta. Sendo assim, pare de se enganar e tente, o máximo que conseguir, evitar os alimentos proibidos que listei acima, mas não faça promessas que não possa cumprir.

low-carb-alimentosTente excluir definitivamente da sua vida os “alimentos” proibidos da primeira lista. E vá diminuindo, de forma gradual, a quantidade de industrializados e substituindo por comida de verdade.

Se o seu objetivo com a alimentação vai além de ter uma vida saudável e também passa pela perda de peso, leia mais sobre a dieta Low Carb e faça um teste excluindo por algumas semanas os produtos que citei na minha lista de alimentos que excluí da dieta para perder peso.

Espero que tenha gostado do post! Caso tenha dúvidas, sugestões ou dicas para passar, deixe um comentário abaixo e responderei assim que possível.

Beijos e até a próxima!

Tenha acesso a deliciosas receitas Low Carb, feitas 100% de comida de verdade, para todas as ocasiões, adquirindo nosso e-book “Cozinha de Verdade” no botão abaixo:

QUERO MEU E-BOOK!

Se você ainda não é inscrito no canal do Youtube do Você Mais Fitness, aproveite para se inscrever clicando aqui.

Siga o Você Mais Fitness nas redes sociais!

  1. Facebook: Você Mais Fitness
  2. Instagram: Você Mais Fitness
  3. Snapchat: maria-luizass

Fique informado! Cadastre seu email no Você Mais Fitness e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para ter uma vida mais saudável (grátis)!