Dieta Cetogênica – Tudo que você precisa saber!

Dieta Cetogênica não é a mesma coisa que uma alimentação Low Carb, você sabia?

É comum as pessoas confundirem esses dois tipos de alimentação, em grande parte porque as duas “dietas” tem como base a diminuição da ingestão de carboidratos. Porém, na prática, elas são bem distintas.

Enquanto na Low Carb a base da alimentação é composta por vegetais, na Dieta Cetogênica até os vegetais ficam mais restritos e a base da alimentação é composta por gordura.

Tanto em uma como na outra as quantidades de macronutrientes ingeridas diariamente variam de pessoa para pessoa. Em qualquer tipo de alimentação esses valores podem variar, pois são ajustados de acordo com o peso, a altura, o condicionamento físico, o nível de exercício físico, a frequência da prática dos mesmos e até mesmo o nível adaptação da pessoa em questão à uma alimentação com menos carboidratos.

Também deve ser levado em consideração o objetivo da pessoa e o tempo estabelecido para conseguir alcançar tal objetivo. Por isso é importante frisar que esses valores podem e devem mudar de pessoa para pessoa.

Mesmo assim, acho importante dizer que existe um parâmetro que podemos utilizar para identificar os tipos de alimentação.

Quantidade de calorias referentes a cada macronutriente utilizado como parâmetro para cada tipo de alimentação:

  • Dieta Cetogênica:

Na dieta cetogênica mais de 75% das calorias totais são provenientes do macronutriente gordura, podendo variar para mais.

20% das calorias totais da alimentação são provenientes do macronutriente proteína. Nesse caso, essa porcentagem pode variar para menos e em pouquíssimos casos chegar a 25%, não mais que isso (entenda por que no vídeo).

E 5% ou menos das calorias totais dos alimentos são provenientes do macronutriente carboidrato.

Quando utilizada como terapia para doenças, a quantidade de calorias oriundas da gordura pode chegar a ocupar 90% das calorias totais da alimentação.

  • Alimentação Low Carb:

Na alimentação Low Carb, que tem como base os vegetais, as calorias provenientes do macronutriente gordura podem ocupar de 50 a 70% das calorias totais da alimentação.

30% das calorias totais da alimentação são provenientes do macronutriente proteína.

E a quantidade do macronutriente carboidrato pode variar de 10 a 30% das calorias totais da alimentação. O que acaba por tornar possível a ingestão de muitos vegetais e até mesmo raízes (em menor quantidade).

Ainda existem algumas variações dentro da alimentação Low Carb devido essa diferença na quantidade carboidratos dentro da alimentação.

Planos alimentares com até 10% das calorias provenientes do carboidrato entrariam na classe Very Low Carb (essa classificação é minha mesmo, rs).

Entenda as principais diferenças entre Dieta Cetogênica e Alimentação Low Carb assistindo o vídeo abaixo, onde explico tudinho!

A Dieta Cetogênica pode e é muito utilizada como terapia para doenças como a Epilepsia, Alzheimer. e outras patologias neurológicas. Além disso, pode ajudar no controle do câncer, em casos severos.

Entenda como isso é feito e saiba mais alguns detalhes sobre a adaptação a Dieta Cetogênica, assistindo o vídeo abaixo:

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre Alimentação Low Carb ou queira saber mais sobre esse assunto, não deixe de acessar esse link e aprender tudo sobre esse estilo de vida maravilhoso!

Espero que tenha gostado do post!

Caso tenha dúvidas, sugestões ou dicas para passar, deixe um comentário abaixo e responderei assim que possível.

Se você ainda não é inscrito no canal do Youtube do Você Mais Fitness, aproveite para se inscrever clicando aqui.

Beijos e até a próxima!

Siga o Você Mais Fitness nas redes sociais!

  1. Facebook: Você Mais Fitness
  2. Instagram: Você Mais Fitness
  3. Snapchat: maria-luizass

Fique informado! Cadastre seu email no Você Mais Fitness e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para ter uma vida mais saudável (grátis)!